Suzuki Forums banner

Aviso ESP

1 reading
192K views 64 replies 31 participants last post by  2013GV  
#1 · (Edited by Moderator)
Algumas semanas atrás, ao dar partida no meu GV 2009, comecei a receber a seguinte mensagem de aviso:
Service ESP System (ver foto em anexo)
Levei o veículo à concessionária e eles me devolveram dizendo que conectaram sua ferramenta de diagnóstico e não encontraram nada, no entanto, ainda estou com o problema, e a frequência do aviso está aumentando (ou seja, está acontecendo quase toda vez que dou partida no veículo agora, em comparação com cerca de dez partidas quando começou pela primeira vez). Alguém já passou por esse problema e, em caso afirmativo, como ele foi corrigido?
Quaisquer comentários/sugestões etc. serão muito apreciados.

Attachments

#3 ·
Se eu ligar o carro imediatamente, não recebo nenhum aviso. Se eu ligar a ignição e esperar pela verificação do sistema, recebo o aviso ESP. Falei com 2 concessionários e com a assistência técnica da Suzuki sobre isso, eles continuam me dizendo que é "normal" e que não há solução. No momento, estou apenas vivendo com isso e esperando que uma solução apareça em breve. :(

#4 ·
carnívoro, Tentei ambos os métodos, no entanto, continuo a receber a mesma mensagem de aviso. Levei o meu de volta à concessionária e eles examinaram o sistema e um de seus representantes me disse a mesma besteira de que é NORMAL. No entanto, não estou preparado para aceitar isso, pois estou convencido de que algo está errado e tenho certeza de que o sistema não foi projetado para funcionar dessa maneira. O gerente de serviço da concessionária se comprometeu a encaminhar o assunto à Suzuki para sua resposta. Também estou me perguntando se há algo que o proprietário do GV que está enfrentando esse problema (anomalia) pode fazer coletivamente.

#7 ·
carnivorous, certamente o farei e posso pedir que faça o mesmo
Acabei de falar com o Serviço de Apoio ao Cliente da Suzuki novamente.

"Estamos cientes de que esta é uma característica de alguns veículos Grand Vitara (não todos) e fomos informados pela Suzuki Technical que isso não afeta o desempenho do veículo. Como tal, a Suzuki não está a ver isto como uma falha."

"Então, quer que eu apenas viva com isso, mesmo que o meu vizinho possa ter um Grand Vitara de £20.000 que não o faz."

"Bem, senhor, como eu disse, não é uma falha como tal ......"

OH VAI-TE LIXAR.

#8 ·
carnívoro, Acho isso bastante surpreendente, especialmente à luz do fato de que o manual do proprietário da Suzuki afirma (em letras negrito) que você deve consultar seu revendedor se esta mensagem aparecer. Estou me perguntando se há alguma forma de entrar em contato diretamente com a Suzuki sobre este assunto.

#9 ·
carnivorous, Acho isso bastante surpreendente, especialmente à luz do fato de que o manual do proprietário da Suzuki afirma (em letras negrito) que você deve procurar seu revendedor se esta mensagem aparecer. Estou me perguntando se há alguma forma de entrar em contato diretamente com a Suzuki sobre este assunto.
Já expliquei a você que falei com mais de um revendedor, com o Atendimento ao Cliente da Suzuki E com o Suporte Técnico da Suzuki no Reino Unido. Nenhum deles está interessado, pois aparentemente não afeta o desempenho do veículo.

#10 ·
Olá, tenho o mesmo problema no meu GV ddis de 2007. Aos 40.000 km apareceu pela primeira vez o símbolo ESP. Depois de um tempo, o símbolo do injetor piscou e a potência "turbo" foi cortada. Finalmente, aos 47.000 km, após muitos testes realizados e muitas discussões, troquei o computador principal do carro usando a vantagem da garantia...

#11 · (Edited)
Esses erros de inicialização espúrios (na minha experiência) sinalizam uma bateria fraca. Quando o carro dá a partida e os vários módulos são ligados, eles verificam se as tensões estão dentro das especificações. Caso contrário, eles lançam um código. Eu tive uma falha no EPS (direção hidráulica) no meu Ignis e a falha no ESP no meu Vit quando as baterias originais estavam acabando.

Observação: Um teste de tensão com o motor em funcionamento não mostrará a falha/bateria ruim. Se você medir a tensão durante a partida (através do acendedor de cigarros, se não houver assistente) ou testar a bateria sob carga, você saberá seu verdadeiro status.

#13 ·
Tenho o mesmo problema com o meu GV 1.9DDiS de 2010. De vez em quando (talvez uma vez em dez a quinze vezes em média), imediatamente após ligar o motor, "Service ESP system" aparece no ecrã de informações... Não parece afetar o desempenho por enquanto, mas é irritante... Disse ao concessionário, mas eles disseram que não conseguiam reproduzir a falha e o computador não mostra nenhum erro quando conectado... O interessante é que até agora nunca apareceu se o motor tiver um "arranque a quente", mas apenas após algumas horas (ou noite) parado.

#19 ·
O interessante é que até agora nunca apareceu se o motor tem uma "partida a quente", mas apenas após algumas horas (ou noite) parado.
Isso indica uma bateria ruim. Uma partida/viagem recente teria recarregado a bateria, enquanto uma parada noturna permitiria que a bateria caísse em tensão/carga.

Faz sentido depois de ler o TSB

#14 ·
Algumas semanas atrás, ao dar partida no meu GV 2009, comecei a receber a seguinte mensagem de aviso:
Service ESP System (ver foto em anexo)
Levei o veículo à concessionária e eles me devolveram dizendo que conectaram sua ferramenta de diagnóstico e não encontraram nada, no entanto, ainda estou com o problema e a frequência do aviso está aumentando (ou seja, está acontecendo quase toda vez que dou partida no veículo agora, em vez de a cada dez partidas, quando começou). Alguém já teve esse problema e, em caso afirmativo, como ele foi corrigido?
Quaisquer comentários/sugestões, etc., serão muito apreciados.
Erro número 1.

Encontre a Autozone ou Advanced Auto e peça para eles executarem o código, deixando o carro ligado para que ele não seja apagado.

#21 ·
O TSB afirma claramente que o sistema ESP está 'defeituoso' e pensa que a voltagem da bateria está muito baixa quando não está. Isso também pode acontecer se ele só aparecer na partida a frio... a bateria não estará necessariamente muito fraca, mas estará com carga baixa o suficiente para que a falha se manifeste.
Primeiro me disseram que isso não era uma falha genuína, pois aparentemente "todos fazem isso". Então me disseram que não é normal, mas que não seria consertado, pois não afeta o desempenho do carro.
Eu apresentei o TSB a 2 concessionárias da Suzuki apenas para receber a mesma resposta... A Suzuki UK se recusa a reconhecer isso como uma falha, pois não afeta o desempenho do veículo. Quando comento que isso está sendo corrigido em outros países e sinto que estou sendo prejudicado por ter que conviver com o bipe, me respondem: "Se a Suzuki UK não nos autorizar a consertá-lo, não podemos consertá-lo".
Mais uma vez, nós no Reino Unido somos os que estamos sendo enganados. Adorável.

#22 ·
Não se preocupe, tenho a certeza que não é só no Reino Unido... Tive a mesma resposta no meu país, e tenho a certeza que será na maioria dos países. Os EUA são um caso especial, pois as regulamentações são muito mais fortes e o mercado mais competitivo.

Vergonha para a Suzuki por não enviar o TSB para todos os países e concessionárias. Este é um defeito embutido e, como tal, deve ser corrigido, independentemente de afetar ou não o desempenho do carro!

#23 ·
A Suzuki Canadá recusou-se a consertar a tampa do pneu sobressalente que estava a fazer barulho, apesar de estar coberta por um tsb nos EUA. Não existe nenhum tsb para isso no Canadá. Duvido muito que a tampa do pneu do modelo canadense tenha sido construída de forma diferente da dos EUA.

#24 ·
Olá a todos

Outro veículo pode ser adicionado à lista daqueles com esta falha, o meu é um 2010 GV SZ4 1.9 DDI (Reino Unido).

A mensagem apareceu pela primeira vez quando o veículo tinha cerca de 10 meses, era meio do inverno e tínhamos algumas temperaturas frias negativas. A mensagem só aparecia de manhã (ou seja, depois de uma noite num estacionamento coberto), não permanecia ligada assim que o motor estivesse a funcionar. Depois de uma viagem para o trabalho (30 minutos), eu não via a mensagem novamente até talvez na manhã seguinte, se estivesse frio, ou nenhuma mensagem se a temperatura externa estivesse acima de cerca de 4 graus C.

Levei-o ao meu concessionário local, que fez a coisa do laptop enquanto eu esperava e disse que tinha um erro P0571 que eles atribuíram a um 'interruptor da luz de freio' que eles 'testaram e consideraram defeituoso'. Claro que eles não tinham um novo, então fui avisado que o ESP 'pode não funcionar' quando eu freasse. 2 semanas depois, levei-o para instalar um interruptor de substituição. Como as temperaturas externas tinham aumentado nessa altura, eu não via a mensagem de falha há algum tempo. Com o novo interruptor instalado e as falhas 'apagadas', tudo correu como de costume até que ficou frio novamente, após o que a falha apareceu como antes.

Como a primeira revisão era devida, pedi para que fosse analisado novamente, apenas para me dizerem que a falha 'não pôde ser reproduzida' e que os códigos de falha só precisavam ser 'apagados' novamente!

A mensagem ainda aparece em algumas manhãs e quase sempre depois de eu ter lavado o veículo. Suspeito que haja uma falha elétrica intermitente/de alta resistência em algum lugar que é pior em temperaturas frias.

Seria útil saber quais parâmetros do veículo o programa ESP analisa, alguém sabe? Eu reluto em começar a mexer sozinho, pois está na garantia, mas parece bastante óbvio que o programa ESP precisa relaxar um pouco suas tolerâncias se realmente não houver perigo ou falta de funcionalidade, isso certamente poderia ser feito e o software do computador atualizado via laptop?

Saudações
Andy
Reino Unido

#25 ·
Tenho um 2006GV 2.0 com o mesmo problema. Quando a temperatura exterior está abaixo de menos 2 graus durante uma noite e eu arranco de manhã, os símbolos ESP e 4x4 piscam. Ao parar o carro e arrancar novamente, não há sinal de ESP nem símbolo. Antes de ler aqui sobre este problema, eu estava a pensar que era um aviso de segurança automático para possível detecção de gelo, então não é?

#26 ·
Olá Jules,

pode ser diferente no meu modelo mais recente, mas estas são mensagens diferentes.

Aviso de gelo Vejo como uma 'mensagem de informação' que aparece em texto branco como você diz abaixo +2 graus C ou por aí. A mensagem 'Service ESP' é um aviso e aparece em amarelo/âmbar, eu tive isso a +4 graus C, então não acho que os dois estejam relacionados.

Andy

#27 ·
O frio não deve afetar o sistema ESP diretamente.

Eu estava recentemente em um trabalho a algumas horas ao norte, o tempo todo em que estive lá estava muito frio (-29C na primeira manhã, de acordo com o termômetro no painel) e o GV começou e funcionou perfeitamente. Nenhuma mensagem de erro ou algo parecido. Sem aquecedor de bloco também, aliás...

#28 · (Edited)
O frio não deve afetar o sistema ESP diretamente.
Eu concordo. Como Kootenanny, usei meu GV a -30ºC neste inverno sem nenhum problema de ESP. Às vezes, esses estranhos problemas elétricos intermitentes podem ser rastreados até uma bateria fraca. Quando quente, tudo estará normal, mas quando a temperatura cai, a voltagem da bateria pode cair abaixo do nível crítico e as várias ECUs podem acreditar de forma errática. Eu não imaginaria que sua bateria de 2010 está ruim, mas pode valer a pena fazer um teste de carga, talvez em um dia que passe por frio em sua localidade.

Andy, você menciona que tem esse problema "quase toda vez depois que eu lavei o veículo". A única parte do sistema ESP que está exposta à água externa são os sensores ABS nos cubos das rodas. Talvez haja uma conexão ruim lá que tira um sensor ABS de linha quando molhado ou frio.

#29 ·
Andy, você menciona que tem esse problema "quase sempre depois de lavar o veículo". A única parte do sistema ESP que está exposta à água externa são os sensores ABS nos cubos das rodas. Talvez haja uma má conexão lá que desliga um sensor ABS quando molhado ou frio.
Obrigado por isso, eu também concordaria com isso, especialmente porque é a luz 'ABS' que permanece acesa quando recebo a mensagem de aviso 'Service ESP'. Suponho que você tenha que tirar as rodas para chegar a elas?

#30 ·
Os próprios sensores ABS alcançam o interior dos cubos das rodas até os Anéis de Codificação. As conexões elétricas parecem estar dentro do compartimento do motor (dianteiro) e no trilho da estrutura (traseiro). Aqui estão algumas páginas do Manual de Serviço. Há mais 33 páginas no manual sobre o diagnóstico e reparo do Sistema ABS. É complicado. Para verificar os Anéis de Codificação dentro dos cubos (os sensores os leem), é necessário puxar os eixos de transmissão.